quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Classe de controle de erros

Sou a favor do conceito de que o conhecimento deve ser de graça... então estou postando aqui uma das classes que fiz...

Fiz essa classe para usar nos sistemas que desenvolvi, fiz baseada em uma classe de um framework open source... desde a primeira vez que comecei a fazer um sistema ficava de cara com um monte de "if's" para controlor (filtrar) a entrada de dados e os erros...isso me facilitou e tmbm diminui qualquer projeto em no mínimo 40%


class ClassNew{
var $nome=null;
var $tammin=null;
var $campo=null;
var $erro;
function setNome($nome,$campo){
$this->nome = $nome;
$this->campo= $campo;
}
function setTammin($tammin){
$this->tammin = $tammin;
}
function verifica(){
$length=strlen($this->nome);
$tam=$this->tammin;
if($length < $tam){
$this->erro.=
"O campo".$this->campo."tem".$this->tammin.
"caracteres";
}
}
function PegaErros(){
return $this->erro;
}
}
?>

Depois é só aplicar os métodos
Ex.:

include "ClassNew.php";
if($salvar){
$campo="Período";
$variavel_periodo = new ClassNew;
$variavel_periodo->setNome($form_periodo, $campo);
$variavel_periodo->setTammin(3);
$variavel_periodo->verifica();
$erro.=$variavel_periodo->PegaErros();
$campo2="Data";
$variavel_data = new ClassNew;
$variavel_data->setNome($form_data, $campo2);
$variavel_data->setTammin(10);
$variavel_data->verifica();
$erro.=$variavel_data->PegaErros();
if($erro){
echo $erro;
}
}
?>


Depois disso é só verificar se a variável é true ou false... :-)
Espero que ajude!

Auf wiedersehen!!!!!



mais detalhes no próximo post...

;)

2 comentários:

Wagner S disse...

Não entendi NADA!
Que merda essa vida de programador. Me sinto totalmente frustrado por me obrigarem a fazer um troço que eu não curto e não tenho o menos talento.
DALE DILE!

Anônimo disse...

Eu adoro o jeito como eles escrevem potencias aki, e como esta sendo demonstrado pelo Eisteinzinho... Muito melhor